O Departamento de Saúde da Prefeitura de Porto Ferreira, por meio da Vigilância Epidemiológica, orienta a todos que se deslocam para a zona rural a trabalho ou a passeio (sítios, pesqueiros, chácaras, clubes afastados da cidade) a tomarem a vacina contra febre amarela 10 dias antes da exposição.

O alerta é para aqueles que nunca tomaram ou foram vacinados há mais de 10 anos. Vale ressaltar que ocorreram casos de óbito pela doença em cidades vizinhas, como Araraquara e Américo Brasiliense, e a única forma de prevenção é por meio da vacinação.

A vacina contra a febre amarela faz parte do calendário infantil. Aos 9 meses a criança deve ser imunizada e receberá o reforço com 4 anos e não necessitará de mais doses.

A Vigilância Epidemiológica orienta aos pais a olharem a carteirinha de vacinação de seus filhos. Se estiver em atraso, devem procurar a Unidade de Saúde para aplicação da vacina.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, que se previne com a vacinação. O vírus é transmitido pela picada dos mesmos mosquitos transmissores da dengue infectados, o Aedes aegypti.

Não existe a transmissão de pessoa a pessoa. Os mosquitos são reservatórios do vírus da febre amarela e, uma vez infectado, permanece pelo tempo de vida do mosquito, que é em torno de 30 dias.

Os sintomas da doença são febre, calafrios, cefaleia, lombalgia, mialgias, prostração, náuseas, vômitos e sangramento.

Previna a febre amarela tomando a vacina e cuidando de seu lar, eliminando os criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Informações: Vigilância Epidemiológica: (19) 3585 2993 / 3585 1634.

Cléber Fabbri – MTb 30.118

Assessor de Comunicação