A prefeita Renata Braga inaugurou na manhã de terça-feira (22/07) o novo prédio do Departamento de Educação, localizado na avenida Engenheiro Nicolau de Vergueiro Forjaz, 860, Centro, antigo prédio da Incubadora de Empresas. O local amplo e com várias divisões pretende dar melhores condições de trabalho aos servidores da área educacional.

A cerimônia que marcou a instalação do novo prédio foi prestigiada por autoridades, convidados e ex-diretores e profissionais da pasta.

A mesa principal foi composta pela prefeita Renata Braga; pela diretora do Departamento de Educação, Maria Regina Nascimento Nery; pelo vereador Marcelo Nery, representando a Câmara Municipal; por Sueli Burim, representando as ex-supervisoras de ensino; por Maria Inês Ferrari, representando os ex-diretores do Departamento de Educação; e por Rosana Devitto, representando a Diretoria Regional de Ensino de Pirassununga.

O primeiro a usar a palavra foi o professor Edmir Pereira, que hoje é assessor técnico do Departamento e já dirigiu a pasta em outras ocasiões. Ele lembrou o trabalho de todos os ex-diretores em prol do crescimento da qualidade de ensino ferreirense e também da união e do trabalho desenvolvido por todos os servidores do Departamento de Educação.

Na sequência, a diretora Maria Regina discursou e centrou suas palavras sobre a importância da confiança na relação de trabalho do Departamento e em seu histórico pessoal na área. Citou a família Braga, colegas e fez um agradecimento especial à prefeita Renata Braga. Ainda elencou várias conquistas do atual governo na área, inclusive a própria inauguração do novo e amplo espaço para a pasta da Educação. “Este Departamento é de todos os profissionais da Educação e de cada munícipe de Porto Ferreira”, finalizou.

O último discurso foi da prefeita Renata Braga. “Quem ama, cuida. Todo nosso governo está trabalhando muito pela nossa cidade. Nós estamos caminhando e daqui a pouco vamos estar correndo. Mesmo com todas as dificuldades encontradas, estamos dando início a muitas obras graças ao trabalho de todos”, comentou. A prefeita também destacou que cada voto de confiança dado aos servidores tem se transformado em trabalho.

“Trabalhar na Educação não é fácil, mas quando a gente se dedica, não tem preço. Estas obras [na área da Educação] não são apenas para ficarem bonitas, mas principalmente para dar segurança a alunos e professores”, continuou. E ao final citou algumas obras da área e o início das atividades do Senac em breve no município.

Após os discursos foram feitas homenagens, entregas de flores e o descerramento da placa inaugural.

Histórico do Departamento

A atual Administração Municipal tem priorizado a área da Educação. Hoje, as 10 creches da cidade atendem a 591 crianças. As 10 Emeis atendem a 734 alunos, sendo 375 em período integral. Nas 9 Emefs e na EMEFM são 4.854 estudantes. Outros 65 alunos são atendidos nas nove salas de recursos multifuncionais.

Todo o Departamento abriga 734 servidores, sendo 31 diretores de escolas, dois vice-diretores, 275 professores, 49 professores interinos, seis professores de Educação Especial (concursados e efetivados no atual governo), 114 monitores, 31 ADIs, 162 servidores, 24 motoristas e 40 servidores do Departamento.

O Departamento de Educação iniciou as atividades em 1980, com instalação em uma das salas da Emei Alcides Salzano, tendo como primeira diretora Itamar Amaru Maximiano Duz. E seguida, foi dirigido pela professora Maria Inês Ferrari, que permaneceu no cargo até o início da década de 1990.

Nesta época, a Secretaria de Estado da Educação propõe a municipalização do ensino fundamental e infantil. Em 1996 é criado o Fundef, um fundo para manutenção e desenvolvimento do ensino básico e, a partir de 1997, aumenta a procura dos municípios pelo processo de municipalização, que garante acesso às verbas do Fundef.

As primeiras escolas municipalizadas são: Nadir Zadra Ribaldo, Noraide Mariano, Sud Mennucci e Bráulio Teixeira, ainda em 1996, que deixam de ser regidas pela Divisão Regional de Ensino de Porto Ferreira, localizada onde hoje é o Centro de Especialidades Dr. Américo Montenegro.

O processo de municipalização se acentua nos anos posteriores. Em 1999 todas as escolas de 1ª a 4ª séries estão nesta condição. O Departamento de Educação transfere-se, então, para uma das salas da Prefeitura, com acesso para a rua Dona Balbina.

Em 1993 assume o cargo de secretário de Educação o professor Luiz Gonzaga Mantovani Borceda, permanecendo até 1995. Em seguida assume o professor Edmir Pereira. Em 1997, com a eleição do prefeito André Braga, assume o Departamento o professor Agostinho Garcia, que vem a falecer dois meses após sua posse. Assume então o professor Benedito José Roterotte, um revolucionário que municipaliza as escolas, inicia o processo para implantar o Plano de Carreira do Magistério, organiza a vida funcional dos docentes da rede municipal e organiza burocraticamente o Departamento.

Roterotte vem a falecer em meados de 2000. Assume a professora Ana Maria Benassato Coser. Após cerca de 3 anos, retorna ao cargo o professor Edmir Pereira e, a seguir, a professora Maria Regina Nery. Em maio de 2004 retorna a professora Itamar Duz. Com novo governo em 2005, assume a professora Maria do Carmo Lopes, até meados do ano seguinte, quando a direção passa à professora Maria Cecília da Cunha Leme Rossi, que fica até 2012. No governo de Renata Braga, reassume a direção a professora Maria Regina Nery.

Cléber Fabbri   |   MTb 30.118   |   Assessoria de Comunicação