Em reunião realizada na Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, no mês de agosto, com a presença do secretário de Cultura, José Luiz Penna, o deputado estadual Padre Afonso Lobato (PV) intermediou para Porto Ferreira o retorno das Oficinas Culturais.

Por meio da parceria entre município e Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, a Poiesis Organização Social de Cultura realizará oficinas culturais com atividades gratuitas de formação e difusão cultural em diferentes linguagens artísticas: artes plásticas, audiovisual, circo, performance, hq, dança, fotografia, literatura, música, teatro e gestão cultural.

No mês de novembro ocorrerá, no Museu Histórico e Pedagógico Professor Flávio da Silva Oliveira, a oficina cultural “Brincando no Quintal”, com o artista Reinaldo Facchini, destinada, principalmente, aos professores, pois resgata, através de jogos e técnicas teatrais, formas e o valor do brincar, mostrando que existem muitas maneiras, mesmo longe da tecnologia hoje encontrada.

Em dezembro, na Casa dos Conselhos Municipais, será a vez da oficina cultural “Estado – Presença e Jogo na Arte da Palhaçaria”, com o artista Caco Mattos. Por meio de jogos e improvisações, será experimentado na prática algumas ferramentas e técnicas geradoras da comicidade, tomando por base as três vertentes fundamentais à arte da palhaçaria: O Jogo – O Estado – A Presença. A finalização do workshop será uma intervenção improvisada – “O ConSerto – um bando de Palhaços em movimento”, no Calçadão Neno Perondi. Em breve, serão abertas as inscrições para as oficinas culturais em Porto Ferreira.

Segundo Renan Arnoni, que participou da reunião com o secretário de Cultura e o deputado estadual, outras demandas foram solicitadas para a cidade e, provavelmente em 2108, Porto Ferreira também retornará ao Circuito Cultural Paulista.

Cléber Fabbri – MTb 30.118

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos