O prefeito Rômulo Rippa entregou no final da tarde do dia 11 de outubro (quarta-feira) as obras de revitalização da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Wladimir Salzano, localizada na Vila Maria.

A cerimônia contou com a presença dos vereadores Gideon dos Santos (PSD) e Alan João Orlando (PSB); da secretária de Educação do município, Cláudia Regina Lopes Aguiar; a diretora da Unidade, Carla Regina Calícia Silva; entre outros servidores municipais, educadores, convidados, alunos e comunidade escolar.

De acordo com o prefeito Rômulo Rippa, foram investidos nas obras cerca de R$ 270 mil, sendo que o valor ficou aproximadamente R$ 81 mil abaixo do previsto no processo licitatório. “A principal preocupação nossa desde o início do mandato foi com a segurança dos alunos e dos servidores, pois o telhado apresentava muitas infiltrações. Hoje estamos vendo que o esforço valeu a pena”, comentou.

O prefeito também explicou que, durante o seu mandato, as eventuais pinturas que forem realizadas em prédios públicos trarão as cores da bandeira do município. Ele ainda enalteceu o patrono da Unidade, Wladimir Salzano, o Nenê, por sua benevolência e inúmeros trabalhos realizados em prol da população ferreirense, principalmente a mais carente.

Entre as benfeitorias que a escola recebeu estão troca de piso de taco para revestimento cerâmico, pintura completa, troca da estrutura de madeira do telhado e das telhas, reforma na parte elétrica, troca de portas, colocação de forro de PVC, entre outras.

Outras duas obras estão em andamento nas escolas Noraide Mariano, no Jardim Primavera, e Ruth Barroso Teixeira, no Jardim Porto Bello. São obras necessárias para dar mais conforto e, principalmente, segurança às crianças e educadores.

Histórico do prédio

O estabelecimento entrou em funcionamento a partir de 15 de fevereiro de 1968, como Centro Educacional Sesi 334. O empenho de Wladimir Salzano foi fundamental para a vinda da escola para Porto Ferreira. A Escola do Sesi funcionou, por 2 anos, em sua residência, enquanto terminava a construção do prédio na Vila Santa Maria. O prédio foi construído com recursos próprios em um terreno de sua propriedade.

Em 1986, acontece a aquisição do prédio pela Prefeitura Municipal e, em 2002, Nenê Salzano foi homenageado como patrono do prédio da escola. Logo, o Sesi de Porto Ferreira ocupava o prédio municipal Wladimir Salzano.

Em 2012, o antigo prédio foi devolvido à Prefeitura, pois o novo Centro Educacional Sesi é instalado no Parque Residencial José Gomes e, em 2013, é criada a Emef Wladimir Salzano.

Wladimir (Nenê) Salzano

Era o quinto filho do casal Paschoal Salzano – ex-prefeito municipal de 1952-1955 – e de dona Ana Maria Libertucci Salzano. Possuía como irmãos Erlindo Salzano (médico e vice-governador do Estado de 1951 a 1954), Ermídio Salzano (dentista e professor universitário), Alberto Salzano, Alcides Salzano (professor) e Emilda Salzano (professora).

Quando retornou ao município, em 1953, com o pai prefeito municipal e o irmão, Erlindo Salzano, exercendo o cargo de vice-governador do Estado de São Paulo, Nenê passou a administrar os imóveis da família, continuando o projeto de expansão da cidade, iniciado na década de 1950, pelo pai e irmão, constituindo-se os bairros Vila Nova, Jardim Primavera, Vila Santa Maria e Vila Daniel. Doou vários terrenos ao município ou entidades, entre eles o antigo aeroporto e a sede do Rotary Club.

Emef Wladimir Salzano

Fundada em 4 de janeiro de 2013, inicia suas atividades com a diretora professora Loiana Rita Marcolino Rosa Cechinatto e a coordenadora pedagógica professora Sandra Maria Gomes Moraes.

Desde fevereiro de 2015, a professora Carla Regina Calícia Silva assumiu a direção escolar da Unidade de Ensino e em março deste ano, a professora Isabella de Cássia Fadel Duarte a coordenação pedagógica.

A Emef Wladimir Salzano teve início com 230 alunos regularmente matriculados e hoje conta com 245.

Cléber Fabbri – MTb 30.118

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Anúncios