Em visita à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo na quarta-feira (20/09), o prefeito Rômulo Rippa, o vereador Alessandro Rossi Bertazzi, o Dentinho (PSDB) e a secretária de Desenvolvimento Econômico, Maria Lucia Baltieri, tiveram uma audiência com o deputado estadual João Caramez (PSDB) a respeito do projeto para Porto Ferreira ser considerado Município de Interesse Turístico (MIT).

Ser classificado como MIT permite ao município receber repasses anuais de recursos do Governo do Estado, na ordem de R$ 550 mil, para o incremento do turismo. No caso de Porto Ferreira, o foco é o turismo de negócios, devido ao arranjo produtivo local do setor de cerâmica artística e decoração.

Em abril de 2015 o governador Geraldo Alckmin sancionou a lei que prevê a criação de 140 MITs no Estado. Vários municípios começaram a se preparar para concorrer a uma das vagas. Em maio deste ano, os primeiros 20 foram anunciados.

Porto Ferreira também iniciou, no atual Governo Municipal, o processo para pleitear o posto de MIT. Um dos primeiros requisitos para isso já é uma realidade: a criação de um Plano Diretor de Turismo, que foi aprovado na sessão da última segunda-feira em segunda e última discussão pela Câmara Municipal (lei complementar 177/2017).

Agora, o município vai solicitar a um deputado estadual para que faça a elaboração do projeto de lei que pode transformar Porto Ferreira em MIT, de acordo com o regimento da Alesp. No caso, o deputado escolhido foi João Caramez, que possui forte atuação no setor de turismo junto ao Governo do Estado.

De acordo com Rômulo Rippa, o deputado deve vir a Porto Ferreira em outubro, quando vai receber de empresários locais e do Compur (Conselho Municipal de Turismo) o compêndio de documentos necessários para elaboração do projeto de lei, como o Plano Diretor de Turismo e outros que certifiquem a qualificação técnica do município como de grande interesse turístico.

“Estamos fazendo passo a passo o caminho para conseguir transformar nosso município numa referência do turismo de negócios e, assim, possibilitar um aumento de vendas para nossos empresários, gerando mais emprego e renda para toda a população. Agradeço imensamente ao deputado João Caramez por abraçar nossa causa”, disse o prefeito Rômulo Rippa após a audiência na Alesp.

Cléber Fabbri – MTb 30.118

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos