Cinco vereadores de Porto Ferreira prestigiaram a abertura da 1ª Semana de Saúde Mental Walter João, organizada pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps), que aconteceu na tarde de terça-feira (01/08).

A cerimônia foi aberta pela secretária de Saúde do município, Vera Visoli, que falou sobre a importância dos eventos de orientação e capacitação que vêm ocorrendo na área da saúde, principalmente na questão da saúde mental.

Na sequência, usaram a palavra os vereadores Alan João Orlando (PSB), Renato Pires da Rosa (PRP) e Alessandro Rossi Bertazzi, o Dentinho (PSDB). Também presentes os vereadores Sérgio Rodrigo de Oliveira (DEM) e Francisco Donizeti Pereira, o Kiko Mecânico (PMDB).

Alan João é autor do anteprojeto de lei que cria a Semana de Saúde Mental Walter João. A matéria já foi transformada em projeto de lei pelo Poder Executivo e deverá ser votada em breve na Câmara.

Em seu discurso, Alan contou um pouco sobre a convivência com o avô, Walter João, que foi diagnosticado com esquizofrenia aos 16 anos de idade, por volta de 1950. Disse que teve a ideia sobre o evento logo após sua eleição, em conversa com seu tio-avô, o médico Neif João, irmão de Walter. Alan ressaltou a importância de humanizar o tratamento dos pacientes para combater o preconceito que ainda existe sobre essas pessoas. Na plateia, presentes também a mãe do vereador e filha do homenageado, Jane, e a irmã de Alan, Janis.

A programação teve palestras alusivas ao tema e foram ministradas no próprio Caps, localizado à avenida Adhemar de Barros, 995, Vila Maria (antiga Casa Maternal).

A programação foi a seguinte:

Dia 01/08 – Terça-feira (14h)

Palestra com o Dr. Antônio Donizete Prearo. Tema: Esquizofrenia Paranoide.

Dia 02/08 – Quarta-feira (14h)

Palestra com o Dr. Antônio Donizete Prearo. Tema: Transtornos Afetivos.

Dia 03/08 – Quinta-feira (14h)

Palestra com a terapeuta ocupacional Aline Dozzi Tezza Loureiro. Tema: Autismo – diagnóstico, formas de tratamento e desordens sensoriais.

Dia 04/08 – Sexta-feira (14h)

Palestra com a psicóloga Fabiana Melara. Tema: Um olhar sistêmico da doença mental.

Cléber Fabbri – MTb 30.118

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Anúncios