O Procon de Porto Ferreira firmou convênio com a plataforma online www.consumidor.gov.br. Trata-se de um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet.

A ferramenta possibilita a resolução de conflitos de consumo de forma rápida e desburocratizada: atualmente, 80% das reclamações registradas no Consumidor.gov.br são solucionadas pelas empresas, que respondem as demandas dos consumidores em um prazo médio de 7 dias.

Por se tratar de um serviço provido e mantido pelo Estado, com ênfase na interatividade entre consumidores e fornecedores para redução de conflitos de consumo, a participação de empresas no Consumidor.gov.br só é permitida àqueles que aderem formalmente ao serviço, mediante assinatura de termo no qual se comprometem em conhecer, analisar e investir todos os esforços disponíveis para a solução dos problemas apresentados. O consumidor, por sua vez, deve se identificar adequadamente e comprometer-se a apresentar todos os dados e informações relativas à reclamação relatada.

Em Porto Ferreira, o número de empresas que aderiram ainda é pequeno, mas de acordo com Martha Delphino, coordenadora do Procon, quanto mais o serviço for utilizado mais adesões poderão ser feitas.

O Consumidor.gov.br é um serviço público para solução alternativa de conflitos de consumo via internet. Ele não substitui o serviço prestado pelo Procon, que continua atendendo aos consumidores por meio de seus canais tradicionais de atendimento. Em Porto Ferreira, o órgão funciona junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, à rua Coronel Procópio de Carvalho, 329, Centro, telefone. 3589-3410, ramal 20. O atendimento pessoal é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h.

Cléber Fabbri – MTb 30.118

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

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