A Secretaria de Educação de Porto Ferreira celebrou um acordo de cooperação com a Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto (ABAGRP) para o desenvolvimento do Programa Educacional Agronegócio na Escola.

Pelo programa, os professores são capacitados a apresentar os conceitos fundamentais do agronegócio aos alunos, a interdependência campo-cidade, a dimensão e a importância do setor para a economia regional e nacional.

Outros pontos destacados são:

– Ampliar o conhecimento sobre as oportunidades profissionais que o setor oferece.

– Tornar conhecidas as atividades agropecuárias e agroindustriais desenvolvidas e, por conseguinte, contribuir para melhorar a percepção da comunidade sobre a região.

– Mostrar a importância do associativismo e do cooperativismo.

– Conscientizar sobre a necessidade de preservação ambiental e manejo adequado dos recursos naturais.

– Ampliar o relacionamento das empresas com o entorno.

– Contribuir para a diminuição da evasão escolar, a melhoria da autoestima e das relações interpessoais.

– Incentivar o desenvolvimento das competências em escrita, leitura e manifestações artísticas.

Visitas

Dentro das atividades, professores da rede pública municipal participam de visitas da ABAGRP. Foram visitas às empresas associadas à entidade para que os educadores pudessem vivenciar as atividades no campo e nas indústrias, e buscar a aplicação prática dos conceitos que ensinam em sala de aula.

As visitas foram as seguintes:

– Usina Santa Cruz, em Américo Brasiliense: a Usina Santa Cruz, comprometida com o desenvolvimento sustentável e com o benefício da educação como base para uma sociedade consciente, apresenta o Centro de Educação Ambiental “Consciência e responsabilidade: a melhor prevenção”.

– Cooperativa Agroindustrial Socicana/Coplana, em Guariba e Jaboticabal: com o objetivo apresentar noções de associativismo e cooperativismo, projetos e parcerias que visam ampliar a competitividade e sustentabilidade do setor, por meio da extensão rural, difusão e implantação de tecnologias, melhoria da gestão, armazenamento e comercialização. Conheceram as instalações da Cooperativa e a estação de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos.

– Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal (Unesp): com reconhecimento nacional e internacional, garantindo ensino, pesquisa e extensão universitária de qualidade. Apresentou os principais aspectos relacionados às profissões de ciências agrárias.

– Usina da Pedra Agroindustrial, em Serrana: atua na área de energia renovável com competitividade, respeitando o meio ambiente e contribuindo para o desenvolvimento social. Nesta visita, os professores tiveram a oportunidade de conhecer todo processo agrícola e industrial para a produção do açúcar, etanol e cogeração de energia.

– Ourofino Saúde Animal, em Cravinhos: a empresa, por meio do programa de visitas, constrói relacionamentos de valor, bem como inspira estudantes, clientes, parceiros e colaboradores para promoverem a geração de uma nova saúde animal.

Cléber Fabbri – MTb 30.118

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Anúncios