A Defesa Civil de Porto Ferreira, órgão vinculado ao Gabinete do Prefeito, participou na terça-feira (16/05) da Oficina Preparatória para a Operação Estiagem (Opoe) 2017, na cidade de São Carlos, que visa capacitar os agentes para atuarem em situações de emergência e desastres, principalmente envolvendo ocorrências de fogo em mata.

Nas oficinas foram discutidos temas relacionados a situação de anormalidade, entidades que falaram a respeito da “Operação Corta-Fogo”, o combate ao Aedes aegypti no Estado, principalmente nas regiões do interior, onde o foco do mosquito é mais alto. Outros temas também abordados, como: as solicitações de recursos resposta/reconstrução; Plano de Contingência, Programa Município VerdeAzul; aeronaves de combate a incêndios; kit estiagem; fiscalização de queimadas e incêndios florestais pelo Policiamento Ambiental e a importância da formação regional de brigadistas e acionamento pelo Corpo de Bombeiros.

Os municípios que cumprirem os critérios estabelecidos pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) poderão receber kits de estiagem, com equipamentos mínimos para uma brigada de incêndios, composto por abafadores, bombas costais flexíveis, luvas de raspa, lanternas, cantis, entre outros materiais, o que ajudará a equipe a enfrentar o período crítico das queimadas.

“Nos últimos anos tivemos um período de estiagem mais ameno, fator que contribui bastante na redução de queimadas. Mas, infelizmente, existem pessoas que jogam bitucas de cigarros na beira de rodovias e pessoas que utilizam da queimada para limpeza de suas propriedades”, destacou Fernando Bonelli, coordenador da Defesa Civil em Porto Ferreira.

A Defesa Civil está localizada na avenida Engenheiro Nicolau de Vergueiro Forjaz, 1.068, Centro, com telefones 3585-2252 e 3585-1314, bem como os telefones de emergência 199 (Defesa Civil), 153 ( Guarda Municipal), 193 (Corpo de Bombeiros) e 190 (Polícia Militar).

Cléber Fabbri – MTb 30.118

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Anúncios