Na manhã desta quinta-feira (04/05), no auditório da Secretaria de Educação, aconteceu a solenidade de apresentação dos resultados do Projeto de Gestão Energética Municipal. Na oportunidade, também foi entregue ao prefeito Rômulo Rippa o Plamge (Plano Municipal de Gestão Energética), que busca nortear ações para a redução e eficiência do consumo de energia elétrica pela municipalidade.

Além do prefeito, o evento também contou com a presença do especialista da Elektro, Eduardo Zornoff; do coordenador do projeto pela concessionária, Lucas Rafacho; do representante da empresa Facto Energy (contratada pela Elektro), José Tirapelle; além de secretários municipais, servidores, convidados e os membros da Ugem (Unidade de Gestão Energética Municipal), servidores de carreira responsáveis pela elaboração do diagnóstico e do Plamge.

A cidade de Porto Ferreira foi escolhida pela Elektro para a implementação do Projeto de Gestão Energética Municipal. O início das capacitações de servidores da Prefeitura teve início no final de julho do ano passado. Agora, ao final do processo, foram apresentados os resultados que buscam gerar uma economia na conta de luz da Prefeitura na casa de 10%.

Os agentes municipais receberam treinamentos e foram capacitados para identificar ações potenciais de eficiência energética nas diversas esferas do poder público municipal.

A empresa Facto Energy, contratada pela Elektro, responsável pelos treinamentos para os servidores, também realizou diagnósticos energéticos nas instalações municipais, dando suporte para a elaboração Plamge. Após a execução do projeto é que a Prefeitura poderá notar uma economia de até 10% na conta de energia.

O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da Elektro, que investe anualmente parte de sua receita em ações de Sustentabilidade e de combate ao desperdício de energia elétrica conforme determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Ainda na cerimônia foi feita a apresentação de todos os resultados e ações desenvolvidas, e anunciado um projeto de redução de energia para o Ginásio de Esportes Adriano José Mariano. Os membros da Ugem também receberam certificado de conclusão do Plamge.

Release 278-2017 - Entrega do Plano Municipal de Gestão Energética (Plamge) (2)
Jorge Berti, Rômulo Rippa (com o Plamge em mãos), Eduardo Zornoff, Lucas Rafacho e José Tirapelle

O prefeito Rômulo Rippa, em sua fala final, parabenizou a todos pelo trabalho, agradeceu a parceria com a Elektro e a Facto Energy e disse que as ações de economia com energia elétrica servirão de modelo para iniciativas em outros setores, como o consumo de água, por exemplo. “Nossa equipe trabalha em cima das palavras eficiência e eficácia. A eficiência é você fazer certo as coisas, e a eficácia é você fazer as coisas certas. Então, este plano vem ao encontro de nossa proposta de governo”, disse. Ele ainda ressaltou o fato de a Ugem ser composta por servidores de carreira da Prefeitura. “Eu e os secretários estamos de passagem, mas a cultura da economia com eficiência e eficácia deve continuar por outras administrações”, finalizou.

Cléber Fabbri – MTb 30.118

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Anúncios