A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Porto Ferreira inaugurou na última sexta-feira (28/04) as novas instalações do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), no prédio da antiga Casa Maternal Eucharis Fortes Salzano, localizado na avenida Dr. Adhemar de Barros, 995, na Vila Maria.

A cerimônia que marcou a reestruturação do Caps e suas novas instalações teve a presença do prefeito Rômulo Rippa, do vice-prefeito Dr. Saldanha Leivas Cougo, da secretária de Saúde Vera Lucia Visolli, do vereador Renato Rosa, além de servidores da Prefeitura, pacientes atendidos pela unidade e membros da ONG Viva a Vida, que atua no centro desde o início das atividades, em 2011.

O local, que abrigava uma creche municipal até o ano passado, oferecerá mais conforto, espaço e segurança aos pacientes atendidos pelo Caps. Em seu discurso, o prefeito Rômulo Rippa ressaltou que, apesar das instalações mais espaçosas, a mudança não gerou aumento de gastos para o município. “Sem novos recursos, sem gastar um tostão a mais do dinheiro público, a gente consegue por uma simples tarefa de gestão, de competência administrativa, dar uma nova cara ao serviço público”, comentou.

Desde o início de suas atividades o Caps funcionava à rua Coronel João Procópio, 870, Centro, ao lado da Central de Especialidades Médicas e Imagem Dr. Américo Montenegro, o popular “Postão”.

O local, porém, estava com problemas. “Há 2 meses eu e a secretária da Saúde fomos visitar o Caps, e eu me assustei com as condições do prédio. Especificamente a cozinha, pois a laje estava cedendo. Preocupado com a questão de segurança dos colaboradores e pacientes, fizemos pedido ao setor de obras para uma vistoria. Mas, naquele momento, decidimos que ali o Caps não ficava mais”, completou o prefeito.

O que é?

O Centro de Atenção Psicossocial de Porto Ferreira (Caps) é uma unidade de atendimento intensivo e diário para os portadores de sofrimento psíquico grave. As doenças mais comuns atendidas na unidade são: depressão, distúrbio de ansiedade generalizada, distúrbio de pânico, transtorno bipolar e esquizofrenia.

Em Porto Ferreira a entidade cuida de mais de 50 pessoas de forma diária em período integral, como também atende mais de 300 pessoas por meio de agendamento de consultas durante o mês.

Com uma gestão séria e motivada em Porto Ferreira, o Caps mantém atividades lúdicas diárias, como também realiza eventos com frequência, a fim de gerar entretenimento e qualidade de vida aos seus pacientes.

A entidade aceita doações de mantimentos e está sempre necessitando principalmente dos seguintes itens: arroz, feijão, macarrão, açúcar, sal, óleo, molho de tomate, sabão em pó, amaciante, detergente, sabão em pedra, sabonete, xampu, pasta de dente, entre outros. Os mantimentos podem ser entregues diretamente no Caps.

Cléber Fabbri – MTb 30.118

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Anúncios