A Seção de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Porto Ferreira informa que a vacinação contra a gripe teve início esta semana e acontece até o dia 26 de maio.

A influenza (gripe) é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório. Sua transmissão é altamente contagiosa, ocorrendo de uma pessoa contaminada para outra saudável por meio de secreções respiratória como espirros, tosse, ou mesmo pelas mãos contaminadas levando as mesmas a boca, nariz, olho.

A vacinação foi dividida em quatro etapas. São elas:

  • A partir de 17 de abril: os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, e as pessoas com 60 anos ou mais;
  • A partir de 24 de abril: gestantes; puérperas (mulheres que deram à luz), crianças (6 meses a menores de 5 anos) e indígenas, e o grupo anterior.
  • A partir de 2 de maio: pessoas que fazem parte do grupo de doenças crônicas (com cartinha ou receita médica) e grupo anterior.
  • A partir de 8 de maio: professores e todos os outros grupos anteriores.

As pessoas que fazem parte desses grupos devem procurar uma Unidade de Saúde para se vacinar contra a gripe.

No dia 13 de maio (sábado) todas as Unidades de Saúde estarão abertas das 8 às 17 horas atendendo a todos os grupos acima mencionados.

Cléber Fabbri – MTb 30.118

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Anúncios