A Seção de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde de Porto Ferreira tem atendido diversas solicitações de moradores do município sobre o aparecimento de escorpiões. Sendo assim, o órgão divulga algumas informações e medidas de prevenção.

Características

Os escorpiões adaptaram-se muito bem ao ambiente urbano, onde cada vez mais encontram ambientes propícios para sua proliferação. As cidades produzem uma grande quantidade de lixo e acumulam materiais de diversos tipos, constituindo um habitat ideal para os escorpiões porque lhe oferece abrigo e fartura de alimento.

O descarte indevido de lixo doméstico em terrenos baldios aumenta consideravelmente a presença de escorpiões, que são carnívoros e alimentam-se exclusivamente de pequenos animais vivos, tendo como preferência baratas e outros como cupins, grilos e aranhas.

Os escorpiões são ativos à noite e, durante o dia, escondem-se em locais escuros e úmidos sob cascas de árvores, camadas de folhas junto ao solo, entulhos, madeiras, telhas e pedras, troncos de árvores, atrás de móveis, frestas, calçados e roupas, podendo ser confundidos com o ambiente ou parecerem mortos. Vivem isolados, mas podem ser encontrados também em grupos.

O manuseio de materiais de construção ou entulho, em residências ou em outros ambientes como olarias, serrarias e pedreiras pode aumentar a probabilidade de uma pessoa ser picada, pois os escorpiões podem estar alojados nesses materiais. Entretanto, a maioria dos acidentes ocorre dentro de casa, tornando-se ainda mais prováveis quando os escorpiões se escondem dentro de calçados e roupas.

Medidas preventivas

– Acondicionar lixo domiciliar em sacos plásticos, evitando descarte em terrenos baldios;

– Manter sempre limpos quintais e jardins;

– Remanejar periodicamente materiais de construção que estejam armazenados, mantendo-os afastados de muros;

– Usar luvas de raspa e calçados fechados como proteção ao trabalhar com materiais de construção;

– Rebocar paredes e muros, eliminando frestas e vãos;

– Utilizar telas ou tampas em ralos do chão, pias ou tanques;

– Limpar terrenos baldios situados nas redondezas dos imóveis ocupados, mantendo uma faixa de segurança de 1,5 m a partir da linha do muro com vegetação bem aparada;

– Examinar bem as roupas, inclusive as de cama, calçados e toalhas antes de usá-los.

IMPORTANTE: em caso de acidentes com escorpiões, procure o Pronto-Socorro imediatamente para que o médico realize o tratamento adequado.

Cléber Fabbri – MTb 30.118

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Anúncios