O Anfiteatro Isaltino Casemiro foi palco, na noite de sexta-feira (07/04), da maior festa esportiva de Porto Ferreira. Na oportunidade foram divulgados e entregues as medalhas e diplomas aos vencedores da Medalha do Mérito Esportivo Dr. Tharsis Ramos, a mais alta honraria que o município presta àqueles que contribuem para o desenvolvimento do esporte ferreirense.

A cerimônia foi prestigiada pelo prefeito Rômulo Rippa, pelo vice Dr. Saldanha Leivas Cougo, pelos vereadores Gideon dos Santos, Professor Sérgio e Renato Rosa, o secretário de Esportes e Lazer da Prefeitura, Anselmo Ramos Basílio, representantes do Conselho Municipal de Esportes e Lazer, pela filha do patrono da honraria, Rosinez Nogueira Ramos, indicados à honraria, familiares e convidados.

A escolha dos nomes foi feita por votação popular, que depois foi submetida para a escolha final pelo Conselho Municipal de Esportes e Lazer. O órgão é formado por representantes das Secretarias de Esportes e Lazer, Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Cidadania, e Cultura, além do Gabinete da Prefeitura, das instituições de ensino privado, de grupos da terceira idade ligados ao esporte, dos professores de Educação Física, dos atletas amadores, dos clubes e associações desportivas, e das associações de moradores de bairros.

Durante o evento foi anunciado que algumas alterações estão sendo estudadas para o ano que vem, relacionadas à indicação e à votação dos atletas, possibilitando maior participação popular. Ao contrário do que acontece hoje, os nomes seriam indicados pelo Conselho Municipal de Esportes e Lazer, e a população votaria para escolher os melhores do ano.

No total foram 56 sugestões, sendo duas por meio de formulário impresso e 54 via formulário eletrônico, que ficou disponível no site oficial da Prefeitura.

Confira a relação dos vencedores:

Dirigente – Caio Alexandre Assis Mantovani: atual presidente do Clube de Campo das Figueiras, foi responsável por diversas ações esportivas no ano de 2016 para os associados, entre elas fortaleceu os campeonatos de futebol society e de futebol menor, reformulou o trabalho nas escolinhas de futebol de campo e de tênis, incentivou a escola de natação que hoje participa de vários torneios da Federação Aquática Paulista, além de apoiar novos e grandes eventos como o Desafio de Cross, os Mega Aulões e o encontro de jogadores.

Colaborador – Daniel Ricardo Factor: empresário do ramo de suplementação esportiva em Porto Ferreira, proprietário da empresa Empório do Corpo, colabora com quase todos os eventos esportivos da cidade. Patrocinador oficial do Porto Ferreira Futebol Clube, expõe publicidade na academia do Clube de Campo das Figueiras, fornece suplementos para brindes e sorteio em quase todos os eventos dos clubes ferreirenses, como também nas academias do setor privado, investimento muito grande se comparado ao tamanho da sua empresa.

Honorável – Roger Miotti: foi atleta profissional de futebol de campo por mais de 10 anos representando grandes equipes do país. Teve seu primeiro contrato no time do Jaboticabal (SP), onde se destacou sendo artilheiro do campeonato, mérito que lhe rendeu um contrato maior com a SE Palmeiras. Dali em diante representou diversas equipes nas maiores competições, como: Botafogo (SP), São José (SP), Joinville (SC), Criciúma (SC), Jaraguá (SC), Figueirense (SC), Brasil de Pelotas (RS), XV de Piracicaba (SP) e Chapecoense (SC).

Empresário – Tiago José Pereira de Barros: um dos representantes do Espaço Doçura, acredita e investe no esporte. Em um ano em que o país passou por uma situação financeira complicada, Tiago, por meio da empresa Espaço Doçura, fez questão de investir nos uniformes de viagem das categorias de base do Palmeirinha, nos uniformes para a Escola de Futebol CFA, além de gerar descontos e patrocínio de lanches para viagem, para várias entidades esportivas, inclusive parceria com a Prefeitura Municipal. Por motivo de viagem, o homenageado não pôde comparecer.

Personalidade – Vanderlei de Souza: conhecido como Mestre Souza, fundou o Grupo União Capoeira em 1989, e desde então tem desenvolvido um trabalho com crianças e adolescente em instituições da cidade com o objetivo de formar o cidadão a partir do ensino de capoeira. No ano passado concluiu o curso de Educação Física, na busca de uma formação profissional e evolução de seu trabalho. Atualmente desenvolve o projeto de capoeira pela Secretaria de Esportes e Lazer, atendendo a vários bairros da cidade e os alunos do projeto Espaço Amigo.

Incentivador – Luiz Carlos Ramos Martins (Pateta): Atleta exemplo de dedicação, disciplina e amor ao esporte, praticou triatlon em 2016 e venceu praticamente todas as provas que disputou em sua categoria: sendo as principais as competições na AFA, em Piracicaba, Santos e duas em São Carlos. Atitudes que incentivam a prática esportiva para todas as idades.

Técnico – Cristiane Roberta Bertolucci: treinadora e responsável pela formação das categorias de base da natação no Clube Porto Ferreira Futebol Clube, durante o ano de 2016 a equipe se consagrou hexacampeã seguida do Troféu Amigos. Em 20 anos dda competição, esta é a primeira vez que acontece. Também ajudou a formar diversos atletas que hoje disputam alto rendimento nas categorias maiores, incluindo os atletas Gabriel Conrado e Gabriel Purgato, que disputam pela categoria PCD.

Paratleta – Gabriel Conrado: atleta de natação PCD do Porto Ferreira Futebol Clube, venceu quase todas as provas em que competiu na sua categoria no Troféu Amigos, impulsionando o atleta até a competição mais forte do Eestado organizada pela Federação Aquática Paulista.

Atleta – Daniel von Haydin: aos 16 anos de idade foi convidado para disputar a Federação Paulista de Basquete por dois clubes na cidade de Limeira, o Nosso Clube na categoria sub-17 e a Winner Limeira na categoria sub-19. Em ambos demonstrou um desempenho pessoal acima da média, terminando o ano entre os titulares na categoria sub-19 e entre os 10 cestinhas do Estado, rendendo assim um convite e um contrato com a SE Palmeiras para 2017. Por estar morando em São Paulo, o vencedor não pôde estar presente, sendo representado por seu pai, Carlos Alberto von Haydin.

In memorian – Anderson Carniato (Bé): nascido em 27 de março de 1982 na cidade de Porto Ferreira, já na adolescência interessou-se pelo ciclismo, sem imaginar que esta modalidade lhe traria muitas alegrias, lutas e vitórias. Enfrentou diversas batalhas em sua corrida pela saúde e pela vida. Concluiu seu curso de licenciatura e bacharelado em Educação Física e se especializou em Treinamento Esportivo e Bases Científicas. Ministrou aulas de ciclismo indoor, musculação, body pump. Também atuou como preparador físico de equipe de futebol. Foi premiado inúmeras vezes como integrante e treinador das equipes de ciclismo. Em julho de 2014 cumpriu uma promessa e pedalou até a Basílica de Aparecida do Norte para agradecer uma bênção alcançada. Em 2014 foi 3º colocado na Etapa Paulista do Campeonato Brasileiro de Contra Relógio; e em 2015 foi 4º colocado no Triatlo por Equipe em São Carlos; 5º colocado no Campeonato Paulista de Montanha; 7º colocado em Velocidade Individual nos Jogos Regionais; e ocupava o 5º colocação no Campeonato Paulista de resistência. Mas um infarto lhe tirou precocemente a vida, deixando a lembrança, o respeito e o reconhecimento pelo trabalho realizado. A tia Marlene Ruginski e a irmã Taís representaram a família e receberam a honraria.

Cléber Fabbri – MTb 30.118

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Anúncios