Com a retomada dos projetos esportivos, a Administração Municipal também disponibiliza aos jovens ferreirenses aulas de ginástica artística, popularmente conhecida por ginástica olímpica. O esporte requer determinação, coragem e domínio do corpo, mas não é preciso experiência para participar do projeto.

As aulas estão sob a responsabilidade da professora Marcela Maiorga Fernandes, formada em Educação Física (licenciatura e bacharelado), com grande experiência na cidade de Descalvado, onde trabalhou no Projeto Criança, com ginástica artística de iniciação e treinamento.

Os exercícios, realizados no solo ou em aparelhos, têm objetivos educativos e competitivos. Na fase infantil, os exercícios são extremamente lúdicos, sendo trabalhados rolamentos, saltos, corridas e exercícios de equilíbrio. A partir dos 10 anos ocorre a fase de iniciação; aos 12 anos, os treinamentos se intensificam; e apenas aos 15 anos é que começam os treinamentos de alto nível.

Entre os muitos benefícios da ginástica artística, pode-se destacar fortalecimento, flexibilidade, postura, alongamento, concentração, coordenação motora, além do reconhecimento dos limites e equilíbrio.

Os treinos acontecem no Centro Olímpico Nilcéa Zadra Barroso Carrera, localizado na avenida Ângelo Ramos, s/nº (ao lado da piscina), de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h30 e das 14h às 16h30, e a intenção da equipe é participar de campeonatos promovidos pela Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, como os Jogos Regionais e Jogos Abertos, além de festivais.

Maiores informações podem ser obtidas diretamente no local, com a professora; no Ginásio de Esportes Adriano José Mariano, ou ainda pelo telefone 3585-3737.

Cléber Fabbri – MTb 30.118

Assessor de Comunicação

Anúncios