O Departamento de Finanças da Prefeitura de Porto Ferreira vem a público fazer um alerta sobre um golpe no qual estão utilizando boletos bancários falsos em nome da Prefeitura de Porto Ferreira.

Uma grande empresa da cidade procurou o Departamento de Finanças após receber o boleto falso por e-mail. Na mensagem que recebeu, o emitente diz que está impossibilitado de emitir uma CND (Certidão Negativa de Débitos) da empresa devido a um Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) em aberto, supostamente da Prefeitura de Porto Ferreira. O valor seria de R$ 299,99 e o emitente solicita à empresa o pagamento para poder emitir a certidão na Receita.

O primeiro sinal de golpe se verifica nesta divergência, pois, como o nome diz, o Darf é um documento de arrecadação da Receita Federal, e não da Prefeitura. No documento que o emitente envia em anexo no e-mail consta o Darf, com o código da Receita 3644, que significa Confins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), e não tem nenhuma relação com débitos ou impostos do município. Abaixo do Darf, um boleto bancário, este sim tendo a Prefeitura de Porto Ferreira como “cedente”.

A Prefeitura informa que não encaminha nenhum boleto de cobrança via e-mail. Outros pontos suspeitos é que a data do processamento do boleto é a mesma do vencimento, além de ser uma cobrança simples sem registro.

Este mesmo golpe tem sido aplicado em empresas da cidade de Araras, conforme noticiou neste final de semana a EPTV Central. Portanto, empresários devem ficar alertas para cobranças do tipo.

Cléber Fabbri – MTb 30.118

Assessor de Comunicação

Anúncios