A Unidade de Gestão Energética Municipal (Ugem) apresentou na manhã de quarta-feira, dia 08/02, ao prefeito Rômulo Rippa uma síntese dos trabalhos realizados até agora e que objetivam realizar ações para a diminuição do consumo de energia elétrica nas dependências do Governo Municipal.

A Ugem é formada por servidores da Prefeitura e o projeto é uma parceria com a concessionária Elektro e a empresa Facto Energy, por recomendação da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

A gestão energética municipal consiste no conhecimento, organização, gerenciamento e planejamento do uso da energia elétrica de forma eficiente nas unidades de consumo dos municípios (prédios, iluminação pública e saneamento).

Uma equipe de servidores já foi capacitada e saiu a campo para identificar, entre as cerca de 150 unidades consumidoras da Prefeitura, aquelas que apresentam maiores desperdícios no consumo de energia.

Com os dados levantados nas pesquisas em campo, está sendo elaborado um diagnóstico técnico das cinco unidades consumidoras que necessitam de mais atenção. Com o diagnóstico em mãos, será realizado o Plamge (Plano Municipal de Gestão da Energia Elétrica) e um plano de ação de eficiência energética com o objetivo de redução efetiva de consumo e reeducação para o consumo sustentável nas unidades consumidoras.

A elaboração do Plamge ainda possibilitará pleitear junto aos órgãos proponentes a captação de recursos por meio de convênios.

Ao final da explanação, o prefeito Rômulo Rippa deu total apoio à continuidade dos trabalhos e já sugeriu algumas ações visando à redução do consumo de energia. “Uma cidade sustentável é objetivo de nosso plano de governo e as ações da Ugem vêm ao encontro de nossas propostas”, comentou o prefeito.

Além dos integrantes da Ugem, também presente à reunião o consultor da Facto Energy, José Aparecido Tirapelle.

Cléber Fabbri – MTb 30.118

Assessor de Comunicação

Anúncios