release-391-2016-reuniao-da-ugem-2A cidade de Porto Ferreira foi escolhida pela Elektro para a implementação do Projeto de Gestão Energética Municipal. O início das capacitações de servidores da Prefeitura teve início no final de julho e, ao final do processo, estima-se que o projeto possa gerar uma economia na conta de luz da Prefeitura na casa de 10%.

Os agentes municipais receberam treinamentos e estão sendo capacitados para identificar ações potenciais de eficiência energética nas diversas esferas do poder público municipal. Além disso, será implantado um sistema informatizado para fazer o acompanhamento do consumo e das despesas com eletricidade da Prefeitura.

“Com este treinamento vamos agora identificar pontos e situações que possam ser melhoradas, buscando economia para os cofres públicos”, diz o chefe da Divisão de Fiscalização da Prefeitura, Jorge Berti, coordenador da Ugem (Unidade de Gestão Energética Municipal).

Os principais objetivos da Gestão Energética Municipal são:

  • Capacitar técnicos municipais em Gestão Energética Municipal;
  • Criar uma Unidade de Gestão Energética Municipal -UGEM, capaz de gerir o consumo de energia elétrica do município;
  • Divulgar os resultados obtidos com o projeto através de um Plano de Eficiência Energética que está sendo construído pela equipe da UGEM – Unidade de Gestão Energética Municipal.

A capacitação oferecida tem como diretrizes:

release-391-2016-reuniao-da-ugem-1– Aplicação da metodologia: treinamento na metodologia de gestão energética municipal, visando favorecer as ações das equipes em suas áreas de competência;

– Conceitos de uso eficiente da energia elétrica: direcionar para os segmentos de iluminação pública, prédios públicos os conceitos técnicos do uso eficiente da energia nos temas iluminação, ar-condicionado, motores, arquitetura, gerenciamento do uso da energia, estrutura tarifária, alternativas tecnológicas, etc.;

– Manter a Ugem atualizada: proporcionar condições para que as equipes possam estar constantemente se atualizando em relação às novas técnicas e procedimentos na área de eficiência energética.

A empresa Facto Energy, contratada pela Elektro, responsável pelos treinamentos para os servidores, também realizará diagnósticos energéticos nas instalações municipais, dando suporte para a elaboração de um Plano Diretor de Energia Elétrica. Após a execução do projeto é que a Prefeitura poderá notar uma economia de até 10% na conta de energia.

O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da Elektro, que investe anualmente parte de sua receita em ações de Sustentabilidade e de combate ao desperdício de energia elétrica conforme determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Cléber Fabbri   |   MTb 30.118   |   Assessoria de Comunicação

Anúncios