Em cerimônia realizada na tarde desta quinta-feira (30/06), a Administração Municipal entregou as obras de revitalização do Centro de Especialidades Médicas e Imagem (Cemi) Dr. Américo Montenegro, o popular “Postão”.

A prefeita Renata Braga, devido a compromissos oficiais em São Paulo, não pôde comparecer e foi representada na solenidade pelo diretor do Departamento de Planejamento, José Francisco Galvão Júnior. Também compuseram a mesa principal o diretor do Departamento de Saúde, Geraldo Alencar Ribeiro; os vereadores Marcelo Nery de Oliveira, Edite Pereira e Antônio Ângelo Lourenço, o Galego; a enfermeira responsável pelo Cemi, Adaiana Orlando; o presidente da Associação Comercial e Industrial, Luiz Antônio Duz; a professora Maria Alice Montenegro de Moraes, filha do patrono do prédio; e o ex-prefeito André Braga, representando o deputado federal Vanderlei Macris.

Usaram a palavra os diretores Geraldo Ribeiro e José Francisco Galvão Júnior, que discorreram sobre os trabalhos realizado na área da Saúde e também das dificuldades financeiras enfrentadas atualmente por todos os Estados e municípios. O vereador Marcelo Nery também discursou e parabenizou toda a equipe da Saúde pela obra de revitalização, assim como a professora Maria Alice e o ex-prefeito André Braga.

A cerimônia contou também com a presença de servidores de diversas áreas e convidados. Ao final, a Quadrilha do Centro de Convivência do Idoso animou a todos os presentes com muita dança e alegria.

Benfeitorias

A revitalização do “Postão” é mais uma melhoria que o Governo Municipal realiza na área da Saúde, que vem a se somar a várias outras, como: recuperação da frota de veículos; aquisição de micro-ônibus, vans e ambulâncias; construção de três novas Unidades Básicas de Saúde, nos bairros Porto Novo – a UBS Darcy Ripa, já entregue – Porto Seguro, e Bandeirantes; reforma da Unidade de Saúde Iracema Maria Amélia Perondi (antigo Centro de Saúde 2); término das obras da Unidade de Pronto Atendimento, a UPA, no antigo aeroporto; revitalização da Unidade de Saúde da Família Elza Falco Paschoanelli, no Jardim Anésia; revitalização da UBS Dr. Mosart Baggio, no Jardim Águas Claras; inauguração da UBS Valdir Álvares de Menendes, no Alto do Serra D’água; inauguração do Centro de Zoonoses Olávio Rodrigues Ribaldo, no Jardim Jandyra; e esta semana foram assinadas as ordens de serviço para a ampliação de mais três Unidades Básicas de Saúde: São elas: UBS Antônio Gallo (Jardim Porto Bello), UBS Augusto Pirondi (Cristo Redentor) e UBS Arlindo Vicente (Jardim Paschoal Salzano).

Dr. Américo Montenegro

Descendente de imigrantes italianos, nasceu a 20 de maio de 1917, na Fazenda Campineira, em Porto Ferreira. Filho caçula de uma grande família de sete irmãos, ainda pequeno mudou-se com seus pais Viriato Montenegro e Ultimina Montenegro para o Rio de Janeiro, onde começou a estudar.

Em 1943 diplomou-se pela Escola de Medicina e Cirurgia do Instituto Hahnemanniano, onde permaneceu algum tempo prestando serviço médico. A medicina foi a profissão escolhida pelos sete irmãos.

Em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, foi incorporado às fileiras do Exército, no posto de 2º tenente, depois passou para a reserva, no antigo Batalhão da Guarda Presidencial.

Por concurso público em 1948 veio para a cidade paulista de Serra Azul, que estava inaugurando seu primeiro posto de saúde e Dr. Américo viria a ser o primeiro médico da cidade.

Em 1950 ele foi transferido para Casa Branca, onde permaneceu até o ano seguinte. Durante todo esse tempo manteve contato com seu amigo Dr. Plínio de Góes Valeriani, ambos ferreirenses, cuja amizade fora aprofundada durante os tempos de faculdade no Rio de Janeiro. Aconteceu então o convite, da parte do Dr. Plínio, para que viesse clinicar em Porto Ferreira e se responsabilizar pelo Posto de Puericultura.

Durante toda a sua vida em terras ferreirenses, prestou serviços de cirurgia geral, obstetrícia, pediatria e clínica médica no Hospital Dona Balbina, além de atender pelo INPS e as empresas Fiação Amélia, Cerâmica Porto Ferreira, Fábrica de Vidros, Nestlé e Porto Clínica. Durante muito tempo se dedicou a atender às crianças da Casa Maternal Eucharis Fortes Salzano, colaborando com o trabalho da Mãe Maria.

Foi fundador do Rotary Clube de Porto Ferreira e também um dos fundadores da Porto Clínica.

Casado com Alice Montenegro, teve três filhas: Marta, Maria Alice e Mirian. Continuou sempre em plena atividade, só encerrada com sua morte, em 4 de dezembro de 1985.

 Cléber Fabbri   |   MTb 30.118   |   Assessoria de Comunicação

Anúncios