A prefeita Renata Braga entregou na noite de sábado (25/06) as obras de revitalização da praça Ana Maria Libertucci Salzano, também conhecida como praça da rodoviária. Após a cerimônia houve no palco da praça uma apresentação do palhaço Tubinho e também show com a dupla Milton & Marcos.

“Esta praça foi construída há 31 anos na segunda gestão do meu pai, Dorival Braga, como prefeito. É um lugar que sempre abrigou shows e eventos e por isso necessitava há muito tempo de uma revitalização, ainda mais nos últimos anos com a grande quantidade de lanchonetes em seu entorno”, disse Renata Braga.

A prefeita ainda agradeceu a toda a equipe pelo trabalho realizado. Também usou a palavra o vereador Alessandro Rossi Bertazzi, o Dentinho. Ele agradeceu ao trabalho do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Capez, que intermediou os recursos financeiros junto ao Governo do Estado.

Também presentes o vereador Antônio Ângelo Lourenço, o Galego, vários diretores de Departamentos da Prefeitura, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Porto Ferreira, Luiz Antônio Duz, e familiares de Ana Maria Libertucci Salzano.

O local recebeu serviços de paisagismo, estrutura para jardim suspenso (pergolado), remoção de árvores mortas ou doentes, plantio de novas espécies e, o ponto principal, a colocação de iluminação mais moderna.

Matriarca

A praça Ana Maria Libertucci Salzano foi inaugurada em 29 de julho de 1985. O local presta homenagem à matriarca de uma das famílias mais importantes do desenvolvimento ferreirense em seus 120 anos de história. A família Salzano foi a grande responsável pelo projeto de expansão da cidade, iniciado na década de 1950, constituindo-se os bairros Vila Nova, Jardim Primavera, Vila Santa Maria e Vila Daniel. A família também doou vários terrenos ao município ou entidades, entre eles o antigo aeroporto e a sede do Rotary Club. Sem falar em várias outras ações, como as primeiras redes de água e esgoto do município e as escolas Washington Luiz e Dr. Djalma Forjaz.

Dona Ana Maria Libertucci Salzano era esposa de Paschoal Salzano, ex-prefeito de 1952 a 1955. Da união nasceram os filhos Erlindo, médico que foi vice-governador do Estado de São Paulo, no período de 1951 a 1954; Ermídio; Alberto; Alcides; Emilda e Wladimir; o Nenê. Emilda é a única ainda viva e reside hoje em Campinas.

Ana Maria Libertucci Salzano faleceu em 10 de fevereiro de 1955 e Paschoal Salzano, com 88 anos de idade, faleceu em 13 de julho de 1971.

 Cléber Fabbri   |   MTb 30.118   |   Assessoria de Comunicação