Release 407-2015 - Setembro Vermelho oficialEste mês o Departamento de Saúde da Prefeitura de Porto Ferreira realiza a campanha Setembro Vermelho – Saúde do Coração. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) vão oferecer à população orientações de profissionais sobre prevenção, alimentação saudável e a importância do exercício físico e de hábitos saudáveis para a saúde do coração.

“Neste ano, pretendemos focar as atividades na mudança de hábitos para a saúde do coração. O objetivo é que a população aceite o desafio de adotar uma rotina de prática de exercícios físicos, de uma dieta saudável e de menos estresse no dia a dia”, afirma o diretor do Departamento de Saúde, Geraldo Alencar Ribeiro.

“Além de multiplicar o conhecimento, queremos estimular a discussão sobre a prevenção e o acesso dos brasileiros ao tratamento de doenças ligadas ao coração”, prosseguiu.

Em nível nacional acontece o 1º Fórum Sobre as Doenças Cardiovasculares no Brasil – Prevenção, Acesso e Tratamento, que será realizado no dia 29 de setembro, em Brasília, e reunirá entidades médicas, pacientes, representantes do governo, profissionais da saúde para tratar sobre o panorama das doenças do coração no país.

A campanha Setembro Vermelho já nasceu com grande impacto no calendário de saúde do Brasil. Em 2014, teve mais de 112 ações em 16 estados, que impactaram 60 milhões de brasileiros. Foram distribuídos mais de 1,5 milhão de folhetos, além dos materiais exclusivos validados por um comitê científico multidisciplinar, composto por cardiologistas, fisioterapeutas, nutricionistas e outras especialidades.

“Com a missão dada pela nossa prefeita Renata Braga de humanizar a saúde em todo Município de Porto Ferreira, realizando campanhas de prevenção primária e secundária que promovem o diálogo, o acolhimento e a promoção do bem-estar físico e emocional, propagamos o discurso do autocuidado e da autoestima, plantando a semente de que a saúde é o nosso bem mais valioso e merece atenção especial”, diz Geraldo Ribeiro.

A missão é levar aos pacientes e ao cidadão leigo conhecimento sobre saúde e bem-estar com ações em locais de grande circulação de pessoas e conteúdo em portais próprios e redes sociais. “Nosso papel é tratar a saúde de forma humanizada e contribuir para que novas políticas públicas sejam criadas, oferecendo atenção integral ao cidadão em diferentes fases da vida”, finalizou.

Cléber Fabbri   | MTb 30.118   |   Assessoria de Comunicação