Documento foi elaborado em conferência realizada no ano passado

Saldanha Leivas Cougo, Antônio Lopes, Maurício Rasi, Décio dos Santos e Tiago Varisi

Durante a realização da Conferência Municipal da Saúde, ocorrida nos dias 26 e 27 de abril, integrantes do Comude (Conselho Municipal Participativo dos Direitos da Pessoa com Deficiência e ou Mobilidade Reduzida) realizaram a entrega do projeto de lei e composição do conselho, que foi discutida e votada na Conferência Municipal dos Portadores de Necessidades Especiais, realizada no ano passado.

A entrega do material foi feita pelo vice-presidente do Comude, Antônio Aparecido Lopes, que representou o atual presidente Marco Antônio Gavério, e pelo vice-prefeito Saldanha Leivas Cougo, que colaborou na reformulação do conselho.

“O novo conselho foi criado nos moldes do Conad (Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência), composto de forma participativa e paritária. É mais um exemplo de inclusão democrática que nossa administração vem levando à população ferreirense”, comentou emocionado o prefeito Maurício Rasi.

A conferência municipal de acessibilidade contou com mais de 250 participantes durante os dois dias de trabalho. Todos puderam opinar, debater e votar os rumos que o novo conselho irá tomar.

“Só quem vive uma deficiência ou passa por uma necessidade pode expressar com maior clareza as dificuldades do dia-a-dia. Vamos trabalhar para trazer maior acessibilidade e inclusão para os cidadãos ferreirenses”, comentou o vice-presidente Antônio Lopes.

O material recebido pelo prefeito será analisado pelo Departamento Jurídico da Prefeitura e, posteriormente, encaminhado à Câmara dos Vereadores para análise e votação do projeto de lei que, em caso de aprovação, passará a reger as questões de acessibilidade e inclusão dos portadores de necessidades especiais no município.