Evento de resgate e preservação da cultura caipira acontece de 20 a 22 de maio

 

A Divisão Municipal de Cultura informa que continuam abertas as inscrições para o V Festival Regional da Música Sertaneja Raiz Zé Carreiro. As inscrições poderão ser feitas até 6 de maio, das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, na Casa da Cultura Elias dos Santos (avenida Engenheiro Nicolau de Vergueiro Forjaz, 330 – Centro, telefone 3585-5700).

O Festival Regional da Música Sertaneja Raiz e/ou Caipira Zé Carreiro é promovido pela Prefeitura Municipal de Porto Ferreira, por meio da Divisão Municipal de Cultura, e será realizado nos dias 20, 21 e 22 de maio, às 20 horas, no Anfiteatro Izaltino Casemiro.

O festival tem por objetivos:

a) Incentivar a música raiz sertaneja, a confraternização entre músicos e poetas da região, visando resgatar e manter as tradições culturais;

b) Direcionar o interesse da população à importância da arte como fonte de cultura e lazer;

c) Aprimorar e difundir a cultura musical sertaneja raiz/caipira  regional;

d) Revelar novos talentos.

 

Zé Carreiro

Lúcio Rodrigues de Souza, o Zé Carreiro, nasceu no dia 24 de dezembro de 1922, numa fazenda que fazia divisa com Santa Rita do Passa Quatro. Aos 7 dias de vida, foi batizado na antiga Igreja de São Sebastião, de Porto Ferreira, passando mais tarde a residir na cidade. Aos 15 anos, foi empregado da Cerâmica Porto Ferreira. Posteriormente, mudou-se para São Paulo. No final da década de 1940, depois de cantar em diversas duplas, conheceu Adauto Ezequiel, natural de Bofete, formando a dupla que foi batizada pelo compositor Armando Rosas com o nome Zé Carreiro e Carreirinho, de enorme sucesso na época.

Sempre ligado a Porto Ferreira, Zé Carreiro mencionava a terra do balseiro João Ferreira, o rio Moji-Guaçu, a vida da caça, do mato, em inúmeros carurus e modas de viola que compôs. No dia 21 de maio de 1970, Lúcio Rodrigues de Souza faleceu na cidade de São Paulo.

Anúncios