Ações serão incrementadas com exposição e cursos grátis

Tiago Tadeu, Maria Fernanda R. dos Santos e Rogério Carlino após reunião na Aspacer

Visando incrementar as atividades referentes ao Mês do Ceramista, a ser comemorado em maio, a Seção Municipal de Turismo, chefiada por Tiago Tadeu, busca novos parceiros, como a Associação Paulista de Cerâmica e Revestimento (Aspacer). Depois de um contato feito com Maria Fernanda dos Santos, responsável pela coordenação de grupos de excelência e marketing institucional da entidade, o setor cerâmico terá gratuitamente um ciclo de palestras voltado para a área comercial.

Serão abordados temas como a posição atual do mercado, assim como soluções para crescimento com qualidade. “Tudo será debatido amplamente”, afirma Tadeu.

A Expoetec, denominação da exposição que será realizada de 9 a 13 de maio nas dependências da própria Escola Técnica Professor Jadyr Salles, terá cursos rápidos com duração de 6 horas, palestras e workshops grátis a todos os interessados, com oportunidade de aprendizado, como o curso de técnico em almoxarifado.

Ratificando a grandiosidade do evento, na página do Google na internet é possível encontrar nas três primeiras opções informações referentes às atividades do Mês do Ceramista, uma vez que o município está inserido no calendário oficial da Secretária de Estado do Turismo. Por conta das festividades, uma reunião com o secretário Márcio França servirá para fortalecer a proposta de oportunidades ao setor, bem como abrir novos caminhos para possíveis vinda de recursos da esfera estadual.

 

Programa e ações

Em 28 de maio é comemorado o Dia do Ceramista. Uma lei municipal de 2006, de autoria do então vereador Marcos André Pereira Silva, o Maquininha, instituiu o Mês do Ceramista, o qual está inserido no calendário oficial de comemorações municipais.

Este ano, por iniciativa do prefeito Maurício Rasi, o evento ganhou força e terá, além de ações econômicas, o envolvimento também do setor de Saúde Pública. As ações foram definidas em reunião coordenada pelo médico e vice-prefeito Saldanha Leivas Cougo e equipe de Saúde; com o chefe da Seção de Turismo, Tiago Tadeu, vinculada ao Departamento de Desenvolvimento Econômico, Social e Urbano, gerido pelo advogado Rogério Carlino.

Segundo o que informou Tadeu, as atividades a serem oferecidas aos empresários e ceramistas focam vários pontos, incluindo parcerias com a Associação Comercial e Empresarial de Porto Ferreira, Faculdade Asser, Senac, Etec Professor Jadyr Salles, Cerâmica Porto Ferreira, Sebrae, Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), Paco Iluminação e Decoração, Sindicer, França-Brasil Importações e Exportações Ltda e Associação dos Empreendedores da Avenida do Comércio.

Palestras, oficinas e rodadas de negócios deverão compor a programação, e serão realizadas nas dependências do Anfiteatro Izaltino Casemiro e na Faculdade Asser. Outra atração aos participantes será a sala de créditos, que possibilitará aos empresários a busca por informações, assim como captação de recursos junto a instituições financeiras credenciadas e aptas a oferecer linhas de crédito ao setor.

Visando a criação de projetos voltados ao empresariado, já está em andamento um concurso universitário. O estudante que quiser desenvolver um trabalho que contribua e possa ser utilizado em uma determinada empresa, assim como proporcionar o crescimento do setor, terá vários incentivos que vão desde prêmios, como notebooks a viagens, além do troféu denominado “Engenheiro Nicolau de Vergueiro Forjaz”.

Como atrações esportivas e recreativas a Divisão Municipal de Esportes será responsável pelo desenvolvimento de atividades como o torneio Inter Cerâmicas, dentre outros.

 

Saúde

Para incrementar o projeto, o Departamento de Saúde entra com profissionais que atuarão na parte de saúde preventiva, envolvendo segmentos como nutrição, fisioterapia, ginástica laboral etc. O trabalho da equipe da saúde será levado às empresas – previamente agendadas – pela Unidade Móvel de Saúde, projeto idealizado por Saldanha Leivas Cougo.

Cartaz do torneio de futsal no Mês do Ceramista

A programação de Esporte, Lazer e Saúde está prevista para durar todo o mês de maio.

Já a parte técnica, salvo alterações, deverá ter início com um ciclo de palestras a partir dia 12 de maio no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Porto Ferreira. Serão debatidos os temas Conceitos de Rede Social, Desenvolvimento Local, Turismo de Negócios e Parcerias para o Turismo. Os palestrantes serão Eduardo Henrique Ferin da Cunha e Renata Salgado Rayel, ambos com atuação no Senac São Carlos.

Confira as demais atividades

•          De 9 a 13 de maio – Expoetec. Local: Etec Professor Jadyr Salles.

•          23 e 24/05 – Apresentação e premiação dos trabalhos universitários. Local: Anfiteatro Municipal Izaltino Casemiro;

•          25, 26 e 27/05 – Palestras. Local: Anfiteatro Municipal Izaltino Casemiro;

•          28/05 – Salas de Créditos e Rodadas de Negócios. Local: Faculdade Asser.

Anúncios