Serviço vai percorrer um bairro da cidade a cada mês

Unidade Móvel Ambulatorial equipada

A partir do mês de março, os moradores de Porto Ferreira contarão com mais um serviço de Saúde que vai percorrer todos os meses os bairros da cidade, com foco exclusivo em saúde preventiva. Trata-se da Unidade Móvel Ambulatorial, que foi totalmente reformada e adaptada, entregue pela Administração Municipal à população ainda no ano passado.

Projeto totalmente reformulado pelo Departamento Municipal de Saúde, sob a coordenação e parceria do vice-prefeito Saldanha Leivas Cougo, equipe de enfermagem, nutricionista e fisioterapeuta do departamento, com o apoio e participação dos profissionais médicos Luís Henrique Ledesma e Rafaela Evelise de Oliveira, a Unidade Móvel Ambulatorial oferecerá aos cidadãos serviços de verificação de glicemia, aferição de pressão arterial, exames ginecológicos preventivos (papanicolaou), orientações sobre complicações da próstata, clínico de mama, câncer de pele, orientação nutricional, preenchimento da caderneta do idoso, aplicação de vacinas, orientações com fisioterapeuta e parceria com Vigilância Epidemiológica na busca de sintomáticos de tuberculose, hanseníase, casos suspeitos de dengue, assim como outras doenças. Os exames serão gratuitos.

A Unidade Móvel Ambulatorial atenderá todas as quartas-feiras, permanecendo durante o mês em cada bairro, dentro do horário das 8h às 17h e no período noturno das 19h às 21h, buscando atender a comunidade, principalmente aos trabalhadores que, na grande maioria das vezes, não dispõem de tempo para cuidarem de sua própria saúde. Um sábado por mês, a Unidade vai percorrer a zona rural, das 8h às 12h.

“É um trabalho maravilhoso o que a equipe se propôs. Precisamos dar total apoio e visibilidade ao projeto. Com a iniciativa, esperamos atender o maior número de pessoas possível, oferecendo serviços de prevenção, orientação e promoção à saúde, melhorando cada vez mais a qualidade de vida da população ferreirense. Gostaria de agradecer a todos da equipe, em especial ao grupo de enfermagem formado por Lívia Bosqueti Santana, Juliana Dias e Wander Bonelli, também a Fabiana Passsini, principalmente ao dr. Saldanha, que é o grande idealizador do projeto”, comentou Wilder Bertonha, diretor do Departamento de Saúde.

 

Cronograma do percurso da Unidade Móvel:

Março Praça do Jardim Independência
Abril Grandes Lagos – Vila Sybilla
Maio Mês do Ceramista – atendimento nas cerâmicas
Junho Praça do Alto do Serra D’Água
Julho Em frente ao Palmeirinha – Vila Maria
Agosto Em frente à Creche São Manoel
Setembro Praça do bairro Cristo Redentor
Outubro Rua Anézio Tofoli – Paschoal Salzano
Novembro Rua José Gomes – Porto Belo I
Dezembro Ao lado da igreja do Jardim Anésia

 

 

 

Anúncios