Sustentabilidade e desenvolvimento serão metas do bloco de cidades da região

Prefeitos e presidentes de Câmaras em reunião sobre criação da Amvale

Fortalecer o crescimento regional por meio de ações sustentáveis é a mais nova proposta discutida com os Poderes Executivos e Legislativos de cinco municípios da região: Tambaú, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Rita do Passa Quatro, Descalvado e Porto Ferreira. Por iniciativa do presidente da Câmara Municipal de Porto Ferreira, vereador Luiz Antônio de Moraes, o Maguila, e do prefeito Maurício Rasi a proposta prevê vários itens que podem definir a implantação de empreendimentos na região.

A Amvale (Associação dos Municípios do Vale do Mogi), como foi nomeada, terá a incumbência de definir e refletir sobre várias questões. Por exemplo, se uma empresa deseja se instalar em Porto Ferreira, quais são os impactos ambientais que pode causar também aos outros municípios, como a destinação para o lixo coletado? O que será oferecido como contrapartida em prol do desenvolvimento sustentável e, consequentemente, na vida dos cidadãos?

“Uma entidade embasada legalmente para discutir propostas coletivas poderá fortalecer toda a região, além de ganhar força no que se refere à captação de recursos junto a órgãos governamentais e na iniciativa privada”, comentou o prefeito Maurício Rasi.

O chefe do Executivo ferreirense ainda citou o fato das demais cidades da região estarem unidas e tendo o apoio dos Legislativos. “O apoio que os Legislativos estão oferecendo é um fator fundamental no sucesso deste projeto. A proposta de promover o desenvolvimento sustentável regional é um mecanismo de crescimento, primordial para os municípios que integram este bloco”, conclui.

“A criação da Amvale é mais um passo importante para o desenvolvimento regional sustentável, que foi inclusive uma proposta que nasceu de um trabalho que iniciamos através da Câmara Municipal, com o projeto Terra Paulista, em conjunto como o sr. Adolfo Smuckler. No Poder Legislativo já foi criado o Parlamento Regional Vale do Mogi, entre as Câmara Municipais, e agora as Prefeituras se unem para criação de uma associação que irá, com certeza, concretizar um avanço político para nossa região, pois antes destas ações os prefeitos pouco se conversavam e reuniões conjuntas praticamente nunca existiram. Hoje os prefeitos se reúnem para discutir ações conjuntas sobre vários assuntos de interesse municipal e regional. Isso é um grande avanço para a região e fico feliz que uma ação que iniciamos em nossa Câmara Municipal possa ter motivado esta proposta pioneira, que será concretizada em breve”, disse o vereador e presidente da Câmara Municipal de Porto Ferreira, Luiz Antônio de Moraes.

 

Conheça alguns pontos principais do projeto

A Amvale é uma entidade civil sem fins lucrativos ou econômicos, mantida mediante o pagamento de contribuição mensal estipulada pela entidade.

Constitui objetivo social da associação congregar os associados, reunindo esforços e recursos, em prol de ações e iniciativas conjuntas para o desenvolvimento regional com foco na sustentabilidade, além de outros temas de interesse da região e dos municípios associados.

Para cumprimento de seu objetivo social, a associação poderá:

a) Adquirir bens;

b) Firmar convênios, contratos, acordos de qualquer natureza, receber auxílio ou patrocínio, contribuições e subvenções de outras entidades, nacionais ou internacionais, e de órgãos públicos ou da iniciativa privada;

c) Receber, com a prévia autorização das Câmaras Municipais, contribuição periódica dos municípios associados;

d) Desenvolver serviços e atividades de interesse dos municípios associados, de acordo com programas de trabalho aprovados pelo Conselho de Prefeitos.

 

Anúncios