Atrativo sistema que trocava de cores foi alvo de vandalismo

Por determinação do prefeito Maurício Rasi, o Departamento de Obras e Serviços Municipais, por meio de sua equipe técnica, iniciou um trabalho de recuperação do sistema de iluminação da ponte metálica João Inácio Ferreira, um dos principais cartões postais da cidade. “Nos próximos dias deveremos concluir os reparos e a iluminação da ponte será religada. Num primeiro momento, apenas com uma cor, ou seja, não haverá a mudança de cores das luzes. Mas, em breve, com o projeto completo, voltará a ser como no início”, comenta o diretor de Obras, Edson Pudence.

Depois de passar por intensa reforma, incluindo a restauração de toda sua estrutura, com recursos do governo federal, por meio de emenda do deputado federal Devanir Ribeiro (PT), a ponte metálica recebeu uma iluminação especial, no final de 2008. O monumento restaurado, que completará 100 anos em 2013, despertou grande interesse da população de Porto Ferreira, como também da região, quando aumentou a frequência do público para apreciar os efeitos provocados pelo sistema de iluminação implantado, que alternava quatro cores (verde, azul, vermelho e prata).

Iluminação da ponte metálica voltará a funcionar

A nota lamentável é que a iluminação que servia como grande atrativo durou pouco tempo, por conta da ação de vândalos, que danificaram todo o sistema. Holofotes foram quebrados e lâmpadas furtadas. Havia, a partir daquele momento, a necessidade de que um novo projeto fosse desenvolvido para que, além dos reparos, o sistema pudesse oferecer mais proteção aos equipamentos.

O prefeito Maurício Rasi disse estar confiante de que os moradores vão colaborar no que se refere a denúncias por atos de vandalismos, para que o sistema seja preservado. “Espero que nossa população colabore ao ver qualquer atitude suspeita, comunicando a Polícia ou a Guarda Municipal. É importante que cada um faça sua parte para que possamos preservar o patrimônio público”.

Há a possibilidade de que câmeras de monitoramento sejam instaladas no local em pontos estratégicos para inibir atos de vandalismos. O restauro da iluminação seria um complemento das ações que farão parte das comemorações de aniversário da cidade.

Anúncios