Reformas de praças esportivas e programa social compõem as propostas

Vereador Sérgio Martins, prefeito Maurício Rasi e o secretário estadual Claury Alves da Silva

Na semana passada o prefeito Maurício Rasi e o vereador Sérgio Martins (PCdoB) se reuniram com o secretário estadual de Esporte, Lazer e Turismo Claury Alves da Silva. Na proposta apresentada pela comitiva ferreirense estavam a reforma do estádio municipal José de Oliveira Mafra (campo do Salgueiro), assim como o projeto de aquecimento das piscinas do Conjunto Aquático Osvaldo Arantes, e o aprimoramento do Centro Olímpico Municipal Nilcéa Zadra Barroso, ambos localizados ao lado do ginásio de esportes Adriano José Mariano.

O secretário acenou positivamente quanto a uma provável liberação de recursos. Um novo programa social mantido pelo governo do Estado poderá ser implantado no Centro Olímpico, que é o chamado Esporte Social. Criado com o objetivo de democratizar o acesso à prática esportiva e de lazer, o Projeto Esporte Social é uma iniciativa da Secretaria que visa estabelecer convênios e parcerias com o governo do Estado, prefeituras municipais, instituições e terceiro setor com natureza esportiva. Sendo que os parceiros devem contar com locais próprios ou cedidos que possibilitem a implantação do projeto (quadra, ginásio poliesportivo e/ou campo esportivo, etc) e que ofereçam a infra-estrutura necessária para tal (banheiros/vestiários, sala de aulas, refeitório/cozinha, etc).

O projeto, que é voltado primordialmente ao atendimento de crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 18 anos estudantes da rede pública de ensino, de pessoas com deficiência e de idosos que estejam em situação de risco social, visa implantar e manter núcleos de esporte e lazer, com caráter formativo-educacional, a fim de proporcionar  oportunidade de práticas esportivas e de lazer, às classes menos  privilegiadas, com vistas à promoção de inclusão social; de saúde; à preservação de valores morais e o civismo; à valorização das raízes e heranças culturais; à conscientização de princípios sócio-educativos (co-educação, cooperação, emancipação, totalidade, participação, regionalismo); à aquisição de valores de direitos e deveres; à solidariedade; ao aprimoramento do desenvolvimento psicomotor; e melhora do condicionamento físico.

“É o papel de todo homem público estar sempre em busca de tudo o que represente mais qualidade de vida à população. Hoje na Câmara estou sempre trabalhando em prol do esporte, até porque é uma área que conheço profundamente”, disse o vereador Sérgio Martins.

Para o prefeito Maurício Rasi, uma vez protocolados os pedidos e feito o contato pessoalmente com o secretário, as chances de sucesso são bem maiores. “Fizemos as reivindicações e saímos da reunião com muito otimismo. O aceno positivo do secretário quanto ao projeto de incremento do Centro Olímpico nos deixou ainda mais animados, pelo fato de haver uma probabilidade enorme de implantarmos mais um programa que ofereça atividades esportivas para crianças, jovens e adultos”, disse.

Anúncios